Acabou por se juntar alguma malta nesta noite quente infestada de melgas.
Os presentes foram : eu, o Anselmo Dias, Diogo P. Monteiro, Paulo PIna, Rodrigo Cunha, Margarida Sequeira, João Moreno e Theresa…. ahh e o estreante Artur Oliveira.
Tinha combinado com o Anselmo tentar fazer umas “coisas” com o Obsession de 18″ e a Atik Infinity. Enquanto o Anselmo montava o telescópio fomos presenteados pela conjunção do fino crescente da Lua e Vénus já baixo no horizonte.
O Artur desapareceu com a sua dslr e o tripé e foi fazer star trails.
O João Moreno esteve a montar o Meade LXD 55 e não passou da colocaçao em estação pois um motor resolveu entregar a alma ao Murphy.
Foi através do Newtoniano do Rodrigo que tivemos a experiencia visual, a meu pedido o Diogo trouxe o Star Analyzer SA100, uma rede de difração que nos permite ver o espectro das estrelas. Com o SA100 enroscado na ocular vimos os espectros de Vega, Albireu, e Altair,. Em Albireu tivemos oportunidade de ver lado a lado os espectros deste par de cores diferentes. Para culminar vimos o espectro da Gamma Cassipeia, uma estrela Be que roda tão rápido que perde massa para um disco de acreação. Esse disco ao ser aquecido emite em H-alpha surgindo no espectro como um ponto brilhante em contraste com as linhas de absorção que são escuras.
Como indicador aproximado do que se viu escolhi esta imagem do Buil em que podemos ver que cada estrela tem a sua particularidade. As estrelas que observamos não foram estas, é só para terem uma ideia do potencial. No “arco iris” há linhas escuras que correspondem á absorção e em algumas há uns pontos brilhantes que correspondem a linhas de emissão.
Crédito da imagem acima, Christian Buil, feita com uma DSLR e un Star Analyzer SA100
O Paulo Pina esteve entretido a fazer um boneco da Bubble Nebula com a canon dslr e o taka TOA 130F.
Crédito da imagem acima, Paulo Pina
Mesmo sem guiagem a Atik Infinity consegue integrar imagnes de curtas exposições numa imagem equivalente a uma longa exposição.
Crédito da imagem acima, Anselmo Dias
A Guida não parou a noite toda, enquanto fotografava ia espreitando no telescópio do Rodrigo.
O crédito das imagens da galeria são da Guida Sequeira
Crédito da imagem acima, Guida Sequeira.
Pela 1 h da manhã finas nuvens altas começaram a chegar e a dar o mote para começar a arrumar.