Noite quente de verão

Acabou por se juntar alguma malta nesta noite quente infestada de melgas.

Os presentes foram : eu, o Anselmo Dias, Diogo P. Monteiro, Paulo PIna, Rodrigo Cunha, Margarida Sequeira, João Moreno e Theresa…. ahh e o estreante Artur Oliveira.

Tinha combinado com o Anselmo tentar fazer umas “coisas” com o Obsession de 18″ e a Atik Infinity. Enquanto o Anselmo montava o telescópio fomos presenteados pela conjunção do fino crescente da Lua e Vénus já baixo no horizonte.

O Artur desapareceu com a sua dslr e o tripé e foi fazer star trails.

O João Moreno esteve a montar o Meade LXD 55 e não passou da colocaçao em estação pois um motor resolveu entregar a alma ao Murphy.

Foi através do Newtoniano do Rodrigo que tivemos a experiencia visual, a meu pedido o Diogo trouxe o Star Analyzer SA100, uma rede de difração que nos permite ver o espectro das estrelas. Com o SA100 enroscado na ocular vimos os espectros de Vega, Albireu, e Altair,. Em Albireu tivemos oportunidade de ver lado a lado os espectros deste par de cores diferentes. Para culminar vimos o espectro da Gamma Cassipeia, uma estrela Be que roda tão rápido que perde massa para um disco de acreação. Esse disco ao ser aquecido emite em H-alpha surgindo no espectro como um ponto brilhante em contraste com as linhas de absorção que são escuras.sa100_ds

Como indicador aproximado do que se viu escolhi esta imagem do Buil em que podemos ver que cada estrela tem a sua particularidade. As estrelas que observamos não foram estas, é só para terem uma ideia do potencial. No “arco iris” há linhas escuras que correspondem á absorção e em algumas há uns pontos brilhantes que correspondem a linhas de emissão.

buil_espectros_sa100_dsCrédito da imagem acima, Christian Buil, feita com uma DSLR e un Star Analyzer SA100

O Paulo Pina esteve entretido a fazer um boneco da Bubble Nebula com a canon dslr e o taka TOA 130F.
pina_bubble_dsCrédito da imagem acima, Paulo Pina

Mesmo sem guiagem a Atik Infinity consegue integrar imagnes de curtas exposições numa imagem equivalente a uma longa exposição.
anselmo_18inch_infinity_m-20-1200sCrédito da imagem acima, Anselmo Dias

A Guida não parou a noite toda, enquanto fotografava ia espreitando no telescópio do Rodrigo.
O crédito das imagens da galeria são da Guida Sequeira

atalaia-carros-e-telescopios_dsCrédito da imagem acima, Guida Sequeira.

Pela 1 h da manhã finas nuvens altas começaram a chegar e a dar o mote para começar a arrumar.

 

Sobre João Gregório

Astrónomo amador activo desde Natal de 2002, altura em que comprou para o filho um telescópio. Gosta de fotometria e de objectos "vivos" ... tudo o que se possa transformar em gráfico.