News

» More Observations...

Contact

Moon Fase


Wasp-2 full transit

Quando se tem oportunidade aproveita-se... Foi o que aconteceu. A meteorologia não nos dava hipoteses com a previsão de um fim-de-semana todo manhoso, mas felizmente as previsões não passam disso mesmo e perante uma aberta o verdadeiro astronomo só tem que a aproveitar.
Convocados á pressa foram: Alberto Fernando, José Ribeiro, Filipe Alves, outros também foram mas por vias das circunstancias não puderam comparecer.

Tinha como objectivo fazer a astrometria de alguns cometas, mas em cima da hora ao carregar o carro com o material constatei que havia um transito bem posicionado do planeta extra-solar Wasp-2_b que se a meteorologia se aguentasse dava para captar o transito completo.
Assim, o Wasp-2 passou a ser o alvo da noite e pelos vistos correu bem.



Assinatura caracteristica de um transito por um exoplaneta, neste caso Wasp-2_ em Delphinus. A vermelho vemos uma media de 5 imagens


Como utilizo um Newtoniano tenho uma aranha anti-difracção :-)

Enquanto o setup estava em modo "sequencia" andei a fazer companhia aos restantes que entretidos com o Obsession de 15" do Alberto passeavam pelo céu.
A joia da noite foi a separação de Antares visualmente com uma amplificação de 350x distinguindo-se perfeita e separadamente a sua minuscula companheira. Jupiter também esteve no seu melhor, muito estavel e cheio de detalhe revelador do excelente inicio de noite.
No final do transito o tempo mudou e subitamente caiu um nevoeiro bastante espesso terminando a noite.
Ao desmontar o equipamento deparei-me com um insolito hospede que aproveitou a curva do cabo da roda de filtros para tecer a sua teia.

Se queres saber mais, visita a minha página do Wasp-2