News

» More Observations...

Contact

Moon Fase


Asteroide Portugal & companions

Asteroide Portugal? Sim temos um asteroide chamado Portugal, tem o numero 3933 e foi descoberto em 1986 pelo Richard Martin West.
A distinção foi obtida com a entrada de Portugal no ESO Observatorio Europeu do Sul em 1990.
Como caracteristicas fisicas o asteroide mede aproximadamente 10km orbita o nosso Sol a cada 5,9anos.



Astrometric grid

A ideia de capturar o "nosso" asteroide foi do Alberto Fernando que achou interessante uma vez que se comemorava o AIA2009 Ano Internacional de Astronomia.
O asteroide Portugal não tem sido alvo dos nossos telescópios e creio que uma das poucas capturas senão a unica foi feita pelo Alberto, Filipe e José Ribeiro no Obsession de 15" a 18 de Maio de 2004 e podem ver aqui

Esta sessão praticamente foi o first light do meu "observatorio" gregas@crow que no inicio de 2009 ocupou um espaço no conhecido observatorio CROW do José Canela o mago da robotização dos observatorios em Portugal, mas que só agora ao mexer na tulha descobri que estava ainda por processar e mostrar.



Asteroid trails showing their movement.

Ao fazer o processamento do 3933 Portugal surgem-me facilmente visiveis mais dois asteroide de magnitude 18,7. Na altura Portugal apresentava uma magnitude de 16.8.
Adjunto ao trio encontro ainda um asteroide de magnitude 20.3 bem no limite da captura que foi de 180s com filtro L no Meade de 12"



Stack of images centered in asteroide 2001RR36

Para revelar melhor a fraca presença do asteroide 2001 RR36 fiz uma soma de 22 imagens centrada na sua posição.
Este metodo congela o movimento do asteroide revelando um ponto mas todos os outros ojectos com os seus movimentos proprios diferentes ficam representados como "riscos".
Há muitos outros pontos na imagem mas são "lixo", são raios cosmicos que deixam a sua presença no ccd.

Ainda no campo das imagens do asteroide Portugal encontrei visivel um outro asteroide magnitude 19,9, o 2009 BW44.



Astrometrica stack of 22 images showing 2009 BW44 right on spot.

A analise astrometrica da posição do asteroide 3933 Portugal indica um pequenissimo desvio dRA de -0.1' em relação á posição prevista.



Astrometrica snapshot of asteroide Portugal


Para finalizar aqui fica uma pequena animação dos tres asteroides companheiros nesta viagem pelo sistema solar escravizados pela gravidade num movimento quase eterno em torno do nosso Sol.
Espero que tenham gostado deste meu pequeno contributo.

Joao Gregorio