News

» More Observations...

Contact

Moon Fase


Star Analyzer 100

No final de 2007 adquiri uma rede de difracção Star Analyzer 100 em formato 1,25", adquiri também uma lente correctora Grism para futuramente aplicar com conjunto com o Star Analyzer. Tomei conhecimento deste excelente e barato meio de fazer espectrografia através do Olivier Thizy que também vende o famoso LHIRES III e o eShel através da Shelyak

Em 2008 fiz alguns testes mas nunca passei dai pois o tempo disponivel para processar os espectros era muito pouco pois a fotometria me ocupava a 100%.
Finalmente em Agosto de 2009 numa noite de Atalaia em conjunto com o Hugo Silva fizemos uma sessão dedicada aos espectros.Os alvos foram varios; Gamma Cassiopeia, Vega, Altair, Arcturus, Albireo, M57, NGC 6826, Mirach e Jupiter.
Agora, com estes 4 meses de chuva, ao remexer no "baú" redescobri os fits por processar e pode ser que seja desta que vamos ver uns espectros processados na minha página.



M57 spectra scaled down



Jupiter and two moons spectra



Albireo spectra



Gamma Cassiopeia spectra



Vega spectra



NGC 6826 spectra



Arcturus spectra



Altair spectra

Em baixo temos espectro processado de Altair mostrando a caracterista evidente das estrela tipo A, as linhas de Balmer.
Usei o software Audela para processar os espectros, um software livre feito por uns amigos franceses, é uma excelente ferramenta, pode ver Aqui





Altair colored spectrum (Balmer lines)