Celestron 6.3 Focal Reducer



back to equipment

Devido á longa focal do 12"F10 (3000mm) optei pelo uso de um redutor focal. O escolhido foi o 6.3 da Celestron que me reduz a focal para uns guiaveis ~1800mm.
Em termos de resolução a combinação da ST-8 XME com o seu pixel de 9micros e os 1800mm de comprimento focal dá-me 1"/pixel um arcosegundo por pixel.

Até agora e apesar de ter consciencia que estou no limite da montagem acho que o setup dá para fazer fotometria, excepto quando há uma brisa que sopre um pouco mais forte.

Quando se usa um redutor focal há que ter em atenção a distancia ao CCD. Se repeitar-mos as especificações do fabricante temos bons resultados obtendo um campo mais ou menos corrigido, factor este que também depende do tamanho do sensor CCD. Uma ST-7 que tem uma area quatro vezes menor do que a ST-8 permite reduções focais maiores sem afectar a correcção do campo. Portanto a distancia é importante e no meu caso em que estou a usar a ST-8 tentei manter a reducção focal o mais perto possivel das especificações F6.3. O focafor JMI NF-SE tem um

I've chosen the Focal reducer 6.3 from Celestron to make the 12"F10 (3000mm) a guidable scope at 1800mm of focal lenght.
This combination of 9micron pixel & 1800mm focal lenght gives me an image scale resolution of 1"/pixel arcsec / pixel.

Until now, inspite being in the mounts load limit I believe this setup is ok for photometry, except if there is a breeze blowing a bit more stronger than lighter.

redutor+jmi
LX200 12"F10 Classic




Se quiser me contactar, use... joao . gregorio {{arroba}} atalaia . org