GJ 436b

Aviso! os conteúdos podem ser utilizados.
Warning! contents can be used.

Back to Exoplanetas


Atalaia, 17 de Maio de 2007.

Esta sessão tem um sabor muito especial pois eu, na Atalaia, juntamente com o Tonny Vanmunster, na Belgica, fomos os primeiros amadores a registar o transito deste exoplaneta.
A primeira detecção deste planeta extrasolar foi feita pelo metodo de velocidade radial e já era conhecido desde 2004, inclusive foi feita pelo prof Greg Laughlin uma campanha para detecção de transitos a qual não deu resultados.

A noticia da detecção de transito foi publicada no dia 16 de Maio pela equipa Suiça do Observatório de Genéve, imediatamente fui ver os dados que foram colocados a publico e para meu contentamento vi que havia um transito no dia seguinte 17 de Maio. Apesar de ser Quinta-feira (dia de trabalho) preparei a sessão e convenci alguns dos meus companheiros a ir até ao local de observação na Atalaia para a tentativa de registar o transito.

Outra particularidade era o facto de ser um planeta de menores dimensões, não era um Jupiter quente mas um Neptuno que girava em torno de uma estrela anã vermelha cada 2.64385 dias. Como consequência do facto de ter uma massa menor que os habituais planetas gigantes, a quebra de luminosidade gerada pelo seu transito também seria menor e mais dificil de detectar.

O equipamento usado nesta sessão foi o seguinte:

  • Montagem Losmandy G11 equipada com Gemini
  • Optica Newtoniano Orion Optics SPX250F4.8, do Carlos Bernardino.
  • Camera Sbig ST8XME de outro grande camarada Plácido dos Inocentes.
  • Filto R fotométrico Schuller
  • MPCC corrector de coma da Baader.
  • Dados recolhidos para a sessão:

  • Inicio do transito : 22h44UT
  • Fim do transito : 0h15UT
  • Meio do transito : 23h29UT
  • Duração do transito : 85.87min
  • gj436finder
    Finder da estrela GJ 346 em LEO, criado com o KStars.

    gj436wcs
    Grelha WCS da estrela GJ 346. Astrometria RA 11:42:11.56 DEC +26:42:20.10

    A noite não iniciou como desejava, o stress de ter tudo afinado, regulado, focado e pronto para iniciar a sequência de imagens fez com que iniciasse a captura com a estrela perto do limite do fluxo máximo. Como a estrela estava perto do zenite e ia descer mergulhando na massa de ar calculei que fosse perder fluxo na medida directa dessa descida, só que sucedeu o inverso as contagens aumentaram pois a estrela "mergulhava" sobre o clarão de Lisboa. Como medida urgente tive que alterar o tempo de exposição que anteriormente tinha sido calculado em 60s para 50s. Perdi muitos minutos a verificar a tendência até que percebi que estava mesmo a aumentar e não a diminuir.
    Já desanimado e com o pensamento em conseguir "ao menos" a saida (egresso) continuei o trabalho do qual capturei um total de 123 imagens.


    gj436elev
    Altura da estrela durante a observação.

    gj436airmass
    Massa de ar da estrela durante a observação.

    A surpresa veio no fim, após o processamento das imagens e analise fotométrica que me levou a excluir os frames iniciais, o transito estava lá e completo. O facto é que os dados relativos ao inicio, fim e duração estavam desactualizados, sendo a duração cerca de 56 min e não 85 min o que o torna no planeta com o transito mais rápido registado.

    plot
    Gráfico dos dados extraidos da sequência de imagens.

    gj436plotmed
    Gráfico sobrepondo sobre os dados outro gráfico com médias de 5 imagens.


    gj436plotline
    Linha auxiliar de demarcação do transito.


    Joao Gregorio


    Se quiser dizer mal da página está no seu direito, use...
    joao . gregorio {arroba} atalaia . org