Henrique Campos Ferreira

Alice Amélia Eichmam Valente Campos Ferreira
Filho de Joaquim Francisco Ferreira e Maria do Rosário Campos Ferreira, Henrique Campos Ferreira nasceu a 24 de Outubro de 1901 em Lisboa na freguesia do S. Cristóvão.
Desde cedo interessou-se pela leitura e pelo desenho vindo a ser sócio da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa no início do ano de 1918, frequentando o curso de desenho e pintura.

Já na década de trinta frequentou o curso de "Pintor Decorador" na Escola Industrial António Arroios.

No entanto, a par desta inclinação para a pintura e desenho, desperta nele um novo interesse, a Fotografia.
Para retratar o quotidiano familiar e não só, utilizou no início como suporte fotográfico, chapas de vidro emulsionadas com nitrato de prata e executava a revelação das mesmas num laboratório improvisado em sua casa.

Como nunca fez da pintura e da fotografia o seu modo de vida, antes pelo contrário, teve entre outras profissões a de Ajudante de Despachante da Alfandega de Lisboa nomeado no decorrer do ano de 1933 e vindo mais tarde, decorria o ano de 1947, a iniciar a actividade de Comerciante.

Em Outubro de 1920 casou-se com Alice Amélia Eichmam Valente filha de Joaquim António Valente e de Eucária Eichmam Valente.
Casamento que superou os cinquenta e cinco anos vindo a terminar com o falecimento da minha Avó em Fevereiro de 1976.

Nunca foi minha intenção fazer a biogafia completa sobre os meus Avós maternos, mas agradecer de uma forma muito simples as recordações gravadas na minha memória, entre elas, as tardes de domingo passadas com o meu Avô no salão de exposições da Sociedade Nacional de Belas Artes, as "noitadas" durante as férias passadas em casa dele a ensinar-me a usar os pincéis e as tintas ou as idas à Quinta da Murteira na época das vindimas.

Henrique Campos Ferreira veio a falecer em 14 de Junho de 1983.