Olá! Nós somos os alunos da Escola Básica 1 da Achada. A nossa escola é muito bonita mas já tem cerca de 50 anos. Estudam cá 43 alunos. Existem duas salas de aula e duas turmas, em cada uma há dois anos de escolaridade, numa o 1º e 4º anos e na outra o 2º e 3º anos de escolaridade. Os nomes das nossas professoras são Verónica Gonçalves, Ana Sofia Guedes e Anabela Martins. Não temos auxiliar de acção educativa, por isso temos que nos portar muito bem no intervalo para não nos magoarmos.
Gente simples da minha Terra…
O pátio desta escola é muito espaçoso, tem 3 grandes cedros, e lindos plátanos, e largos pinheiros e 2 árvores de fruto. Temos também contentores para o papelão, para o vidrão e para o plástico, assim conseguimos manter a escola sempre muito limpinha. Aqui brincamos muito: jogamos à bola, saltamos à corda, jogamos ao senhor juíz, jogamos à apanhada, etc. O horário da nossa escola é das 9h às 15h30m e temos uma hora e meio para almoço: das 12h às 13h30m. Às quartas-feiras temos natação e às quintas-feiras fazemos Educação Física no pavilhão desportivo cá da terra. Nós somos todos amigos e gostamos muito desta escola, divertimo-nos bastante, fazemos trabalhos de grupo e aprendemos coisas novas e interessantes.
Sim, foi esta a escola que visitámos na passada sexta-feira dia 17 de Junho de 2005!
Quanto pesas em Marte?
Assim fui recebido por um aluno da Escola Básica 1 da Achada, sinal de quem se preparou muito bem para a nossa visita. Quando saí de casa com o equipamento para ir participar numa sessão de observação, a minha primeira numa escola, não fazia a mínima ideia que iria encontrar tão grande participação por parte dos alunos, encarregados de educação e professores. S. Pedro não nos ajudou em nada, mesmo nada, nuvens e mais nuvens, impossibilitando a realização da observação da Lua e Planetas (Júpiter) o que deixou os "catraios" decepcionados. De forma a ocupar o tempo, a esperança que as nuvens se dissipassem, e como haviam muitas perguntas à espera de respostas e dúvidas à espera de esclarecimentos, deu-se início no interior de uma das salas de aula a uma "sessão de esclarecimentos" orientada pela dupla Carlos Bernardino / Mário Ramos.
Sessão muito interessante e participada. Como lá fora as melhorias não eram nenhumas, muito pelo contrário, iniciou-se o petisco preparado pelos Pais e Professores. Uma pequena (grande) ceia. Havia chouriço assado, bolos, sumos e chás da hortinha da professora. Maravilhosos, principalmente o de poejo. E lá regressámos a casa, contentes, porém com a sensação de um dever por cumprir, o dever de voltar um dia aquela escola e proporcionar a todos a observação do céu que não foi possível realizar.
Muito mais havia para dizer... Foi bom saber que neste cantinho, à beira mar plantado, ainda existem miúdos com interesse pelo conhecimento, pais participativos e professores empenhados e com gosto em ensinar. Por tudo isto obrigado.
E assim como comecei este simples relato termino com um texto retirado do site da Escola Básica 1 da Achada.
Vale a pena ver como de uma forma simples e sem grandes 'floreados' se dá a conhecer uma escola e uma terra:
A minha terra: Achada
Achada, tu és tão linda,
Com os teus moinhos a rodar, a rodar!
Com os teus poços de água fria,
As árvores com fruta muito doce.
Ao fundo um descampado com muitas ervas.
Muitos carros a passar
Á noite os postes com luz.
As escolas para as crianças aprenderem
Cafés para se divertirem!
Tabuletas a indicar coisas, um cruzamento,
Pinhais lá ao fundo!
Uma igreja que quando são horas certas
Toca e faz muito barulho...
(Texto retirado da página da Internet da Escola Básica 1 da Achada)
Nota: Texto públicado no site do CA2000
(Texto retirado da página da Internet da Escola Básica 1 da Achada)