Noite na Serra á caça “deles”

Como de costume sempre que há um fim de semana de Lua nova rumo até á “minha” Serra e deleito-me com aquele céu escuro. Assim fiz para quebrar o jejum deste longo inverno e passei as noites de 7 e 8 de Março a testar as minhas novas capacidades e equipamento na caça de alguns asteroides e cometas.

Atarefado na montagem
Atarefado na montagem

 

Na segunda noite tive o prazer da companhia dos meus mui estimados amigos astronomos, o António Santos e o descobridor de exoplanetas João Gregório que me tem dado uma grande ajuda a explorar este mundo interessante da astrometria.

Abaixo temos a imagem de uma soma de 8 imagens de 60s capturada com o meu newtoniano de 20cm de abertura.

Escolhi este alvo por ser um daqueles que estava previsto passar muito perto da Terra.

O 2014 Ay 28 foi descoberto pelo PANSTARS-1, num rastreio feito a partir do Hawai. A dimensão estimada é entre os 120 e 280m, sendo portanto um calhau pequeno que regressa a cada 1,7 anos.

A dificuldade de um alvo a passar tão perto é a velocidade com que atravessa o campo e a precisão do apontamento. Felizmente consegui acertar nas coordenadas e fazer a captura.

anselmo_2014AY28

Aqui fica um “blink” entre duas imagens facilitando a visualização do deslocamento que o asteroide teve em cerca de 9 minutos.

2014ay28_blink

Consegui capturar alguns objectos e vou levar algum tempo a processar, mas vou acrescenta-los aqui.

Uma imagem do cometa periodico 290p

Jager 290P-croped