Sexta 29-03-2019

O Pedro Fernandes e o Pedro Costa deslocaram-se esta sexta á Atalaia e aqui apresentam o relato da noite:

<<“Eu e o Pedro Costa estamos, certamente, a bater o recorde da colheita de fotões nos férteis campos da Atalaia.

Chegámos pouco depois do pôr do Sol mas, desta vez, apesar de a montagem ainda estar alinhada com a Polar, desde a semana passada, atrapalhei-me com o alinhamento com base em 3 estrelas, de tal modo, que tive de recomeçar a colocação em estação. Felizmente acabou por ficar no seu melhor.

Com isto tudo lá se foram os Messier de final de tarde desde a M74 até à galáxia do nosso pátio. Receio que na próxima semana no OLA se vá repetir esta impossibilidade. São os custos de estarmos nos limites da latitude óptima.

O Pedro Costa tinha estado a fazer trabalho de casa, aprimorando a colimação do seu truss, bem como melhorando o alinhamento do focador. Aquele telescópio está em constante evolução.

Agora perdoa-me Pedro, deixa-me cometer esta inconfidência e comunicar aos nossos Atalaianos que em breve um Obsession 16″ de última geração povoará os terrenos do Astrodromo da Atalaia. E mais, estou na esperança de que não seja o único, pois consta que o Zé Ribeiro (grande abraço) terá visitado o local recentemente … vão haver “granadas” na Atalaia!

Bom voltemos à terra, perdão, aos céus.

Apesar de não conseguirmos os princípios da maratona, lá percorremos a sequência sem falhas até às 02h30, hora a que começámos a bater no horizonte, tentando apanhá-las logo à nascença.

Quero só referir que mais uma vez ambos ficámos impressionados com a M13, M3 e M5. Claro que a M42 continua a rainha dos céus. Já me esquecia da M51 a revelar mais do que o habitual e também a M82 que foi alvo da prancheta do Pedro. Correção o Pedro Costa desenhou a M102 e não a M82.

Desenho do Pedro Costa M 102 : setup visual, Dobson Explore Scientific Ultra Light 12″ 1500mm focal, ocular Televue Nagler 12mm

O Pedro Costa lá andou a treinar o star hopping no meio da multidão da Virgem, no sentido de identificar o que está a ver, sem quaisquer dúvidas. Chegou a ter no campo da ocular 5 objectos entre Messier’s e NGC’s. Isto do GoTo ser assegurado pelo próprio do astrónomo tem que se lhe diga.

Entretanto começavam os problemas com a condensação e com a temperatura que atingiu os 3ºC.

Daí termos também deixado por fazer a última parte da maratona. Pois é, a esperança coloca-se toda no próximo sábado no OLA, mas atenção à meteorologia que pode fazer das suas. A astronomia e a meteorologia andam de braço dado para o melhor e para o pior. Todavia penso que só pelo convívio e pelas palestras/palestrantes vale a ida.

Lá apareceu o Júpiter e seus quatro acólitos o que deu para animar a noite àquelas horas. Apesar da pouca altura conseguimos distinguir perfeitamente, pelo menos, duas faixas.

Desta vez só avistámos um meteoro.

Saudações Atalaianas

Pedro Fernandes ” >>

Sobre João Gregório

Astrónomo amador activo desde Natal de 2002, altura em que comprou para o filho um telescópio. Gosta de fotometria e de objectos "vivos" ... tudo o que se possa transformar em gráfico. Conta com mais de duas dezenas de co-descobertas de exoplanetas