Depois da Lua cheia

Quando a vontade aperta e surge a oportunidade não é uma Lua que faz a malta desistir.

A ideia era testar e até havia algumas coisas para testar… mas primeiro uma paragem para jantar no nosso “escritório” preferido que dá pelo nome de O Ninho, na Atalaia.

Apanhei o José Ribeiro e dirigimo-nos ao local da janta onde esperámos pelo Hugo e  Slavomira e também pelo Diogo. Depois de uma boa refeição e alguma tertúlia lá fomos até ao local onde já se encontrava o Anselmo á nossa espera desde o pôr do sol.

O intuito era testar uma camera CCD da SBIG e fazer uma comparação com outra camera, isto feito pelo Diogo que é uma das nossas apostas para seguir o caminho do desvio astronomico que separa a ciência da astrofotografia. Esperamos em breve ver coisas feitas com a nova camera.

Mais testes estavam a ser feitos pelo Anselmo com a sua NEQ6 e o EQmod, para futuramente a meter num local fixo para utilização remota.

O Hugo montou o seu Maksutov , um TEC com 20cm de abertura na Losmandy GM-8 e mostrou-nos a Lua no seu explendor através de um filtro de densidade neutra para cortar um bocado da luminosidade.

Como homenagem á nossa amiga Lua aqui fica uma imagem feita pelo Anselmo.

Moon-ds

Aqui fica a foto de grupo bem iluminada pelo flash lunar.

fotogrupo_ds

 

Joao Gregorio

Sobre João Gregório

Astrónomo amador activo desde Natal de 2002, altura em que comprou para o filho um telescópio. Gosta de fotometria e de objectos "vivos" ... tudo o que se possa transformar em gráfico.