Pelo Alberto – Jantar de homenagem

A amizade prevalece
A amizade prevalece  –  Alberto á esquerda da imagem

“Atalaia, 25 de junho de 2016: Pelo  Alberto

Este não é um relato como os habituais e por isso não tem descrições de objetos observados, de equipamento utilizado nem de quem esteve e quem não pôde estar. Foi uma noite pelo e para o nosso amigo Alberto, intensa e construída na medida das emoções e razões que nos levaram a uma noite de memórias, comemoração e partilha, tudo no bom e já conhecido espírito do grupo Atalaia.

E foi com esse espírito que nos reunimos ontem à noite, para jantar em conjunto e se possível observar o céu a seguir. Ponto de encontro no Ninho, local que tantas vezes nos acolheu e que soube tão bem acarinhar e homenagear o nosso amigo Alberto, onde nos reencontramos e jantamos muito bem como sempre. Nem a Seleção das Quinas faltou, para jogar e vencer, devidamente festejada por todos. O que poderíamos querer mais? A companhia do nosso amigo, nem mais nem menos. Fez-nos falta o Alberto, nosso Comandante, feito na profissão e engrandecido agora na nossa memória. Em sua homenagem foi dita e sentida uma mensagem pelo nosso companheiro José Ribeiro, que fez dele os sentimentos de todos.

Já jantados, uns rumaram às sua vidas e os restantes ao nosso local de observação de sempre, junto ao Campo de Tiro de Alcochete, para uma noite de convívio e partilha em torno dos poucos telescópios montados. Destacou-se o Obsession do nosso companheiro Anselmo, em torno do qual nos reunimos no final da noite.

Não importa o que vimos nem tão pouco o que foi dito. Importa termos lá estado.”

Texto de Alcino Pacheco

Crédito das imagens abaixo Alcino Pacheco

 … mas houve mais quem fizesse uso da sua camera fotografica.

A galeria abaixo tem o crédito do Ulisses Martins

 … finalmente a segunda fase da homenagem ao nosso camarada, a parte que ele tanto adorava, ver e dar a conhecer o céu.

As imagens t êm o crédito do Paulo Pina com o equipamento do Luis Santo.

Posso dizer que a noite esteve muito boa. Assim que chegamos tivemos uma linda vista da nossa galáxia, havia uma boa transparência embora ao observar os planetas se notasse uma certa turbulência que melhorou um pouco com o adiantar da noite.

A reunião foi de facto mais á volta do OBSESSION de 18″ do Anselmo Dias que nos ofereceu belas imagens do que havia no céu. Melhor que o Anselmo para fazer as honras só mesmo o nosso desaparecido Alberto que tinha o apanágio de reunir á sua volta as multidões.

Depois veio a Lua e tivemos mais um alvo para os telescópios presentes no local.

Para quem observou pela primeira vez esta noite decerto não a esquecerá, foi optima, tivemos de tudo, Céu, companheirismos, amizade e um excelente convivio.

Para o nosso camarada Alberto, arrendatário de um condominio lá no céu, um até breve de todos nós

gregas

Sobre João Gregório

Astrónomo amador activo desde Natal de 2002, altura em que comprou para o filho um telescópio. Gosta de fotometria e de objectos "vivos" ... tudo o que se possa transformar em gráfico.